Run – é o maior atabaque com som grave. Run significa
rugido.
Rumpí – é o intermediário com som mediano. Run significa
rugido e pi imediatamente.
Lé – é o menor atabaque e tem o som mais agudo. Lé significa
pequeno.
O Run é responsável pelo solo musical. Os outros Rumpí e Lé
dão suporte e manutenção do ritmo, assim como repiques e variações.
Não devem ser tocados por pessoas não preparadas para esse
fim pois poderia acarretar uma quebra de energias existentes no instrumento ou
ainda na transmissão de vibrações que não seriam benéficas à pessoa
despreparada.
Não é qualquer um que pode ser Ogã. Os Ogãs possuem a
capacidade de ativar energias, devem ser conhecedores de rezas e fundamentos de
cada Orixá, além de saber a hora certa de entoar cada canto e toque, de acordo
com a necessidade do trabalho.
Ogã Alabê (ou Ogã de Sala) é o comandante dos Ogãs,
responsável direto pelos atabaques e instrumentos auxiliares dentro da casa.
Tem o dever de ensinar os Ogãs mais novos os toques e cânticos apropriados a
cada sessão.
Em ioruba e em alguns lugares, a função de Ogã Alabê é
dividida entre Otun-Alabê (ogã mais velho e com mais conhecimento) e Ossi Alabê
(mais jovem).
O alabê deve conhecer a maga dos pontos cantados além dos
toques corretos. Normalmente os alabês possuem a facilidade de receber
intuitivamente várias cantigas que deverão ser adotadas dentro das necessidades
dos trabalhos espirituais.
Ogã Calofé está abaixo do Alabê e também deve conhecer os
toques, cânticos e instrumentos
auxiliares. Os calofés fazem a marcação rítmica
adequada a todos os cânticos ritualísticos.
Ogã Berê – ogã em fase de iniciação e aprendizado.
Ogãs auxiliares – os que tocam outros instrumentos que
acompanham os atabaques.
Ogãs de Canto ou curimbeiro – responsável pelos cantos do
terreiro. Não necessariamente precisa tocar um instrumento.
Ogã honorífico – é uma pessoa que não está iniciando, não
participa do dia a dia da casa mas tem sua importância na sociedade.
Ogã Axogum – só em candomblé pois é o ogã mão de faca, o que
faz a matança dos bichos.
O mais importante é o ogã ter amor, dedicação e buscar
sempre o conhecimento.
Ogã tem mediunidade. O que lhe difere da maioria dos médiuns
é que a mediunidade se manifesta através do “Dom Musical”.
Mediunidade de Lucidez Artística Musicista, age em especial
nas mãos e braços em ogãs de couro ou nas pregas vocais em ogãs de canto.
Quando preparadas pelas entidades estas regiões são irradiadas e iluminadas
pelas forças astrais. Como qualquer médium, veio com uma missão predeterminadas
pelas forças superiores. Todo ogã tem obrigação de cuidar de e buscar o
aprimoramento de seu dom. Seu desenvolvimento e crescimento mediúnico
dependerão exclusivamente de si próprio, pela disciplina, força de vontade, fé
e respeito para com as obrigações. Os Ogãs também podem manifestar mais de um
tipo de mediunidade.
Ekédis são as mulheres que cuidam do terreiro e tudo
relacionado aos orixás.
Na umbanda, de certa forma, é natural encontramos ogãs que
além do dom musical possuem a mediunidade de incorporação.
É importante salientar que quando começam a sés, devem a
irradiação de seus guias devem pedir autorização para deixar o atabaque e
incorporar , prevenindo assim problemas na sessão.
Outros tipos de mediunidade também podem se desenvolver como
vidência, cura, intuição etc. o mais importante é cumprir o seu dever com amor
no coração.
Que os ogãs levantem suas mãos aos céus e agradeçam a zambi
pelo dom divino que tem, pois é através de suas mãos e canto que os sons
sagrados fluem na aruanda dos orixás.
Dentro da casa, o ogã deve dar o bom exemplo disciplinar.
Deve estar concentrado naquilo que faz, evitando conversas alheias aos
trabalhos realizados. O respeito as entidades é primordial. Quando uma delas
estiver passando uma mensagem aos membros da casa, os atabaques devem ser
silenciados de modo que se facilite a compreensão de todos.
Pontos de louvação são cantados os orixás e guias.
Pontos de saudação para homenagear o conga, a religião,
ogãs.
Pontos de firmeza solicitam as energias do astral superior,.
Pontos de descarrego são os pontos de defumação
Pontos de chamada para evocação das entidades.
Pontos de demanda são para quebrar demandas e cargas
negativas na casa
Pontos de sotaque são como um alerta de que alguém mal
intencionado encarnado ou não, está na casa. Esse tipo de ponto de forma
indireta, deixa claro que a pessoa deve se retirar no local.
Pontos cruzados irradiam energias de duas ou mais linhas ao
mesmo tempo.
Pontos de subida para as entidades que estão indo embora.
Pontos de encerramento são cantados no final da sessão.
Pontos especiais para visitar uma casa, agradecer uma
visita.
Amaci – banho de infusão de ervas, serve para quebrar e
energizar a coroa dos médiuns.
Toques da umbanda mais comuns : ijexá, cabula, barra vento,
congo de ouro, samba de caboclo, samba de roda, maquelele.
Os ogãs obrigam-se a aprender o maior número possível de
ritmos., facilitando a harmonização entre canto e toque. Um bom conselho é o
treinamento ou seja, ensaio habitual entre aqueles que fazem parte da curimba
da casa.
Quando não estão sendo empregados nos cultos, os tambores
devem estar cobertos pelo Dossel de Oxalá pois é quem traz as energias divinas
representativas de Oxalá. O ato de cobrí-los é um sinal de respeito aos
instrumentos de maior vibração do terreiro.
Ao término dos trabalhos, os instrumentos voltam a ser
cobertos.
Esta firmeza é simples e deve ser feita pelo alabê ou por
outro ogã autorizado ou ainda pelo dirigente espiritual. O ‘;único material
utilizado é um defumador em tablete ou incenso. Defumam-se os atabaques
saudando em cada um seu orixá correspondente. O incenso é colocado embaixo do
atabaque, reza-se um pai nosso e uma ave Maria,.
Para trazer mais força e vibração aos ogãs, mãos e couro do
atabaque, no final da sessão o ogã deve levantar seu atabaque em frente ao
altar para Oxalá solicitando que a carga seja levada para o fundo do mar de
Iemanjá. Depois, colocam-se os atabaques no lugar, coloca-se pemba nas mãos e
no couro deixando até a próxima sessão.
Para energizar as mãos, coloca-las sobre o altar com as
palmas pra cima, firmando a cabeça e pedindo que Oxalá ilumine a você e a sua
mediunidade.
Água benta nos couros para limpeza, isso é da Umbanda, ou
lavar o couro com água do mar para quebrar as forças negativas.
Muitas vezes o atabaque funciona como um para raios,
atraindo forças que certamente atrapalhariam o terreiro e apesar de toda preparação,
firmeza e proteção que neles possa existir, ainda assim seus operadores poderão
sofrer certas influências. Por isso as guias são utilizadas também pelos ogãs.
As cores da guia de um ogã correspondem as cores dos orixás da casa. Por
exemplo : Iansã, Oxalá e Oxossi : miçangas vermelhas, brancas e verdes.
Na umbanda, a guia de exu não deve ser colocada passando
pela cabeça e sim pelos pés, de baixo pra cima, pois somente os orixás tomam
conta da coroa do médium.
Demanda é a ação contra algo ou alguém. Devemos tomar o
máximo de cuidado pois a inveja e o mau olhado são males tão nocivos que podem
exercer uma ação muito mais eficaz que qualquer feitiçaria ou influência de
espíritos vingativos e obsessores. E onde entram os ogãs nesse ponto ? pó serem
sacerdotes eles precisam adquirir diversos conhecimentos porém muitos deles os
aproveitam não só para se defender das forças negativas mas também para
ativa-las. Um tocador mal intencionado é capaz de derrubar uma casa, de formar
tamanha confusão (quizila) dentro de um terreiro que certas vezes consegue
fazer com que alguns velas tombem.os tambores são tão capazes de chamar as
entidades de luz quanto os espíritos mais atrasados.l tudo depende da forma
como ele toca o couro e sua vontade também. É aí que os Ogãs da casa quando
forem firmes no pensamento, preparados e protegidos pois aqueles que fazem sua
segurança, atuam contra esse serviço sujo.
Daí vem a importância da firmeza nas obrigações, das
proteções de uma boa intuição dos mãos de couro da casa. Quando o atabaque esta
bem vibrado pelas forças dos orixás normalmente quem se dá mal é quem esta
querendo demandar pois as energias recaem sobre ele. É a famosa lei do retorno
que no caso é imediata. Adquirir conhecimento é fundamental pra todos em especial
o ogã. Porem saber direcionar esse conhecimento em prol do amor e da caridade
atuando contra o mal é o grande objetivo da umbanda.
Vamos comentar gente....
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