Temos que ter em mente que o
batismo significa o recomeço o acordar para a religião em que você se propõe
a seguir e a adorar.
Sabemos que o Batismo é algo
sagrado e imutável tão sagrado que em nossa Comunidade é reconhecido que o
primeiro Batismo na Umbanda será sempre o seu primeiro o seu laço com suas
entidades, mas além do Batismo também temos a cerimonia de confirmação que é a
que fortalece esse laço da mesma forma que a primeira, se escolhe um ou mais
padrinhos e madrinhas para tal cerimonia que serão testemunhas encarnadas além
do Guia Chefe que irá presenciar tal acontecimento.
Alguns preceitos devem ser
seguidos para que possamos estar preparados de corpo e alma para tal cerimonia.
• Na semana anterior a do
dia do batismo 7 dias antes devemos acender um vela de sete dias para Oxalá
para que nos prepare para a cerimonia e ilumine nosso Ori (cabeça);
• Durante a semana, deve-se evitar ambientes carregados e uso de
roupas escuras, sempre pense em coisas agradáveis e alegres faça dessa semana a
sua melhor semana.
• Devemos nos sete dias
anteriores ao do Batismo tomar banho de Tapete de Oxalá (boldo) de cabeça e
corpo para mantermos o equilíbrio do espírito.
• No dia da cerimonia
devemos providenciar uma Toalha Branca sem desenhos ou estampas, caso saiba seu
Orixá de cabeça é permitido colocar fita da cor do Orixá * (conforme cores
designadas pelo primado de Umbanda ) sem exageros essa toalha não é usado nas
giras apenas nos trabalhos de Cachoeira e Praia.
• No dia da cerimonia
devemos providenciar uma Vela Branca simples de Batismo.
LOCAIS
PARA A PRÁTICA DO BATISMO
O ritual pode ser praticado
dentro do próprio terreiro como também na cachoeira, local de maior vibração de
Mãe Oxum, mãe e protetora de todos os filhos de Umbanda e senhora das águas doces.
Em alguns terreiros, por
orientação do Chefe da Casa, o batismo pode também ocorrer na praia, sendo
então os filhos consagrados a Iemanjá.
Orientação
aos padrinhos e aos pais
Ser padrinho é assumir
perante Pai Olorum e Pai Oxalá o compromisso de segundo pai e segunda mãe,
prometendo cuidar de seu(sua) afilhado(a) sempre que necessário.
A vela batismal será levada
para casa e guardada pela mãe. Essa vela é símbolo da Luz Divina e deve ser
acesa (apenas quando necessário), posta sobre a cabeça da criança e, de
preferência, às suas costas. Se houver algum problema de causa desconhecida com
a criança, acender a vela e elevá-la sobre a sua cabeça. O campo imantador da
própria criança começará a se abrir e a criar a proteção e a limpeza necessária.
Batismo
de Médium
O batismo é um acolhimento
dos filhos de fé. É um sacramento indispensável para a pessoa ter vida
religiosa plena. É uma iniciação. Cada religião tem uma hierarquia divina:
anjos, arcanjos, querubins, devas... Na Umbanda temos a hierarquia dos Orixás.
O batismo é, portanto, uma apresentação às divindades da Umbanda, para que
enviem as suas vibrações ao espírito encarnado e assim ele passe a receber a
proteção dos Orixás. O espírito e o mental do batizando passam a ser amoldados
sutilmente na nova egrégora, na nova religião, revestidos com uma aura
protetora divina.
Os
Padrinhos e Madrinhas
Os Padrinhos Espirituais –
Orixás assumem o amparo divino do
afilhado, juntamente com o Orixá de frente e o Orixá juntó.
Orixá
ancestral é
aquele que magnetizou o ser assim que ele foi gerado por Deus, e o distinguiu
com sua qualidade original e natureza íntima, imutáveis e eternas.
Orixá de frente é aquele que rege a atual encarnação do ser e o conduz numa direção na qual o ser absorverá sua qualidade e a incorporará às suas faculdades, abrindo-lhes novos campos de atuação e crescimento interno.
Orixá ajuntó é aquele que forma par com o orixá de frente, apassivando ou estimulando o ser, sempre visando seu equilíbrio íntimo e crescimento interno permanente.
Orixá de frente é aquele que rege a atual encarnação do ser e o conduz numa direção na qual o ser absorverá sua qualidade e a incorporará às suas faculdades, abrindo-lhes novos campos de atuação e crescimento interno.
Orixá ajuntó é aquele que forma par com o orixá de frente, apassivando ou estimulando o ser, sempre visando seu equilíbrio íntimo e crescimento interno permanente.
Os Padrinhos Encarnados -
assumem a responsabilidade de serem orientadores do (a) afilhado (a) na Umbanda
juntamente com o sacerdote .
O Significado do Ato
Ritualístico:
A PEMBA BRANCA - Representa
Oxalá nosso grande Orixá, divindade sincretizada por nós como Jesus Cristo no
qual foi crucificado e com essa pemba é que seremos cruzados confirmando com
este símbolo sinal cristão, da acolhida deste filho à Família de Almas de
Angola (SARAVÁ PAI Oxalá)
O INCENSO: Representa a
energias de proteção e de irradiação luminosa. Nela pedimos a Iansã senhora dos
ventos que leve o aroma das sagradas ervas a todos o lugares que andastes o
protegendo de todo o mal e ultrapassando as dificuldades da vida. (SARAVÁ
Iansã)
O SAL: Em nome de Ogum
senhor dos caminhos e das batalhas o sal que representa a proteção que lhe será
dada durante sua vida pelo plano espiritual; representa ainda a terra e sua
prosperidade e o crescimento de suas plantações interiores; a preservação da vida;
(SARAVÁ Ogum)
O FOGO (A VELA DO BATISMO):
Representa Xangô Senhor do Som e da Justiça Divina essa chama de justiça
acendera em seu coração na proteção dos menos aflitos o testemunho dos
presentes à sua nova vida dentro dos princípios Cristãos de Almas de Angola,
representa ainda a luz interior de cada um de nós, luz a ser desvelada para que
cheguemos a Oxalá. (SARAVÁ Xangô)
O ÓLEO: Nesse domínio reina Oxóssi
Senhor das Matas Guardião de Nossa Comunidade, sobre a ordem do Orixá que reina
nossa Casa. Cuja unção significa as bênçãos do PAI sobre seu FILHO. A
consagração desses filhos às entidades de Almas de Angola e a sua distinção entre
os homens. Pois a partir de agora eles são membros da Grande Família Universal
Umbandista. (SARAVÁ OXOSSI)
A ÁGUA: Nesse domínio reina
Iemanjá, Oxum e Nanã senhora das águas sagradas, que são as grandes Mães
geradoras onde tudo é criado. Diante dessa cachoeira limpe as impurezas que
tenhas e prepare seu coração durante sua jornada te tornando digno de ser
Umbandista, pois a água é a purificação do Espírito, Mente e Corpo. (SARAVÁ
Oxum, SARAVÁ Iemanjá, SARAVÁ Nanã).
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